quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Uma pitada de Saúde

Estava lendo as notícias de hoje e me deparei com esta... Como eu (e vários amigos) já fomos adeptos da Dieta das Proteínas, Dr. Atkins e afins, achei interessante reproduzir parte da notícia aqui, afinal é de utilidade pública, não é mesmo? Lá vai...

" Dieta pode aumentar aterosclerose

Adeptos das dietas de ingestão de pouco carboidrato e muita proteína têm conseguido resultados que consideram satisfatórios, apesar de a ciência ainda pouco saber sobre os efeitos a longo prazo de tais métodos, especialmente com relação à saúde vascular.

Um novo estudo, feito nos Estados Unidos, acaba de aumentar o conhecimento sobre o assunto, com má notícia para os defensores dessas alternativas para emagrecimento.

A pesquisa apontou que camundongos submetidos a dieta de pouco carboidrado e bastante proteína apresentaram, após 12 semanas, um elevado aumento da aterosclerose, processo inflamatório caracterizado pela formação de placas de gordura na parede das artérias, uma das principais causas de infarto e de derrames.

O estudo identificou que a dieta levou a uma redução na capacidade de formar novos vasos sanguíneos em tecidos com fluxo sanguíneo prejudicado, como costuma ocorrer durante um infarto. (...) "

Leia a notícia completa no site da Agência FAPESP .

Nenhum comentário:

Postar um comentário